Milton Seigui Oshiro:
A mente brilhante por trás do FES otimizado

Eletricidade: uma palavra que atravessou a vida de Milton Oshiro

Em 1982, formou-se Engenharia Elétrica pelo centro universitário da FEI - Faculdade de Engenharia Industrial e, no mesmo ano, aperfeiçoou-se em Bioengenharia na USP - Universidade de São Paulo.

Trabalhando no setor de pesquisas do InCor (Instituto do Coração - SP). especializou-se na utilização de aparelhos hospitalares e em 2000, na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) desenvolveu a palmilha Dorsiflex - aparelho que estimula os músculos tibial anterior e fibular na recuperação de pessoas com dificuldade de caminhar após Paralisia Cerebral e Lesão Medular.

Em 2002, realizou um intercâmbio na Austrália no qual se debruçou sobre os estudos da estimulação elétrica. Foi assim que percebeu que os protocolos utilizados pelos clínicos não condiziam com fisiologia muscular.

Milton entendeu que com uma aplicação personalizada - com parâmetros, carga, tempo e posicionamento ideais - seria possível OTIMIZAR o ganho funcional, principalmente em pacientes que já lidavam com as restrições de mobilidade há muito tempo e, por isso, estavam desiludidos com os tratamentos.

Assim, com base na fisiologia e no que o aparelho de estimulação elétrica oferece, ele desenvolveu o protocolo otimizado para ganho funcional.

Ao longo de sua vida, formou milhares de médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros, educadores físicos e dentistas até nos deixar em 2020.

Milton Seigui Oshiro sempre lutou pela melhor qualidade de vida das pessoas, quebrando as barreiras do alto preço e difícil acesso às tecnologias inovadoras, muitas vezes subutilizadas por desconhecimento do funcionamento do corpo humano e das máquinas.

Como ele dizia, não existe estagnação do tratamento, o que existe é estagnação do terapeuta. Os profissionais da saúde precisam se aperfeiçoar e saber o que estão fazendo para promover o melhor aos seus pacientes. Não existe receita de bolo, cada paciente é único e por isso precisamos oferecer um tratamento personalizado, seguro e eficaz.

Veja o que dizem os profissionais que já utilizam o
protocolo em seus atendimentos

Fiz o Curso FES - Protocolo Otimizado em 2019 e, desde então, ele vêm acrescentando muito na minha prática, principalmente com a população neurologica adulta que trabalho.

Me permitiu avaliar melhor o meu paciente , principalmente, entender como melhorar a minha conduta de atendimento para queixa apresentada. Recomendo o curso para todos os colegas que se interessarem!

Vânia Burocco - Terapeuta Ocupacional

Me chamo CHRISTOPHER CARVALHO, sou fisioterapeuta e atendo nas áreas de traumato ortopedia, desportiva e neurofuncional.

Fiz o curso de eletroestimulação, que mudou minha vida. Passei a utilizar a corrente com mais segurança em todos meus pacientes e consequentemente tive ótimos resultados. Super recomendo o curso!

CHRISTOPHER CARVALHO - Fisioterapeuta

Curso de FES. A experiência completa de atualização sobre anatomia, fisiologia e neurofisiologia. É revisão, estudo e conhecimento de um recurso terapêutico a serviço de nossas intervenções na prática clínica e terapêutica.

Conteúdos relevantes são apresentados para compreender uma Avaliação assertiva com nossos pacientes.

Teoria e prática juntas . Vivências e discussões de casos , certificando e capacitando as TOs a fazerem uso . Além da didática e dedicação da Simone, referência nesse assunto no Brasil.

Carol Valentini - Terapeuta Ocupacional

Equipe

MICHELE BRANDÃO

Neurocirurgiã - CRM 81.680

Formou-se em medicina pela Escola Paulista de Medicina(1994) e, em seguida, fez sua residência Médica em Neurocirurgia pela UNIFESP(1999).

Realizou Research Fellowship no Children's Hospital Northwestern University, em Chicago - USA (1999).

possui Certificação em Estimulação Transcraniana por Corrente Elétrica pelo CENEPE(2017) e em FES OTIMIZADO, em curso ministrado pelo Dr. Milton Oshiro e Dra. Simone Oshiro (2018).

Atualmente, é aluna de doutorado da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e atua como neurocirurgiã no Hospital de base de Bauru no Hospital da Unimed Bauru e no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP.

SIMONE HITOMI OSHIRO

Terapeuta Ocupacional – CREFITO-3/10601-TO

Graduou-se pela USP (2007) e, em seguida, pós-graduou-se em "Tratamento Dor Miofascial" pela Hands-on Physical Therapy (2009 - 2010).

Fez aperfeiçoamento em Reabilitação Neurológica Adulta pelo HC-RP (2011), tratamento Interdisciplinar em Dor pelo HC-SP (2014) e terapia da Mão e Reabilitação Neurológica em Terapia Ocupacional pela LAFATec - DTO UFSCAR (2017).

Participou do grupo de estudo de Estimulação Elétrica Funcional no HC/IOT/LAPA (2009-2011). Realizou pesquisa em eletroterapia no HC-RP (2011).

Publicou na Revista ACTA Fisiátrica o artigo "Estimulação elétrica funcional otimizada em pacientes com hemiparesia por doença cerebrovascular".

Desde 2018, é pesquisadora e colaboradora da Liga de Medicina Física e Reabilitação no IMREA Clínicas, com a Dra. Marta Imamura, a Dra. Satiko Imamura e o Dr. Andre Sugawara.

Atualmente é pesquisadora no Laboratório de Bioengenharia do IMREA.

SUELI SATIE HAMADA

Médica Fisiatra – CRM 79949

Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema).

Na AACD, fez sua formação em Fisiatria. Em seguida, trabalhou na unidade central da instituição, na clínica de amputados, e deu assistência à oficina ortopédica. Também ocupou o cargo de diretora clínica da unidade de Porto Alegre. Conquistou o primeiro lugar na prova de título de especialista em Fisiatria.

Realizou estágio de fisiatria com foco na clínica de dor do HCFMUSP. Trabalhou como médica fisiatra na unidade Vila Mariana da mesma instituição, na clínica infantil e no ambulatório de toxina botulínica; no Hospital Estadual de Bauru, no ambulatório médico e de toxina botulínica; e no Instituto Lauro de Souza Lima, onde também atuou como coordenadora da oficina ortopédica.

Realizou MBA de Gestão em Saúde pela FGV. No HCFMUSP- Rede Lucy Montoro, foi diretora clínica das unidades Umarizal, Lapa e Morumbi de reabilitação; coordenou, junto com Milton Seigui Oshiro, o atendimento e a dispensação de OPM da Unidade Móvel no interior do estado de São Paulo e foi responsável pela expansão dos atendimentos de reabilitação das unidades de Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Jaú e Presidente Prudente.

Atualmente trabalha na clínica Sinapse na cidade de Bauru onde atua no tratamento da dor crônica, reabilitação motora e aplicação de toxina botulínica.

TATIANA SIMÕES DE ANDRADE E SILVA

Fisioterapeuta – CREFITO-3/124293-F

Graduou-se pela FMRP/USP (2008). Em seguida, fez pós-graduação em Fisioterapia Pediátrica em Cuidados Intensivos e Semi Intensivos (2009) e em Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia (2010), ambas pelo HCFMUSP.

Atuou como fisioterapeuta neurofuncional no Instituto de Reabilitação Lucy Montoro (2010-2018); fisioterapeuta respiratória pediátrica no Hospital Infantil Sabará (2010-2012); fisioterapeuta laboral na Camargo Correa, pela Ergo4 (2011-2012); e fisioterapeuta respiratória em Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Metropolitano (2009-2010)

Realizou o curso de Estimulação Elétrica Funcional e Análise do Movimento na Fisioterapia do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro em 2017.

Foi palestrante nos cursos de Estimulação Elétrica Funcional Otimizada na Dor e Estimulação Elétrica Funcional para Fortalecimento Muscular na Fundação Selma – Reabilitação Física e Social (2018) e do curso Estimulação Elétrica Funcional (FES) - Protocolo Otimizado no Instituto de Reabilitação Lucy Montoro de Marília (2019).